A Sagrada Escritura é de fundamental centralidade em nossa caminhada de fé, não podemos caminhar de forma firme e consciente em nossa fé sem ter na mão e no coração a Bíblia. Sabemos que por muito tempo ela representou apenas mais um livro em nossas prateleiras, ou algo tão sagrado que se reserva o seu manuseio a um pequeno Grupo.
A área Missionária Tarumã está desempenhando um trabalho muito plausível, que é colocar nas mãos dos fiéis a Sagrada Escritura, uma iniciativa muito inspirada e em profunda sintonia com os anseios das Diretrizes Gerais 2011-2015. Isso é motivo de alegria e de esperança, pois conhecer a Bíblia é conhecer os caminhos pelos quais Deus se revela e se dá a nós.
Quando nos propomos a ler, estudar viver a Palavra de Deus, devemos ter claro que o conhecimento desse Santo Livro nos provoca a fazer um “link” com cotidiano da nossa vida, sem esse link, corremos o risco de cair o fundamentalismo, fanatismo, literalismo, proselitismo, exclusivismo, egoísmo e tantos outros “ismos”. Essas distorções não ajudam em absolutamente nada para uma visão mais clara da ação salvífica da ação de Deus na história e na vida da nossa comunidade hoje.
“O estudo da Bíblia exige uma metodologia integral, que envolva não só a inteligência, mas também o coração, a liberdade e a comunidade.
Com a inteligência, pode-se conhecer a experiência do povo da Bíblia:
· Descobrir o conteúdo da Bíblia;
· Conhecer o processo de sua formação;
· Compreender a teologia e a antropologia que ela revela.
Com o coração, é possível reviver essa experiência:
· Entrar na história da Bíblia, relendo a história pessoal e a da comunidade à luz de Deus.
· Realizar a partilha reverente e efetiva da história
· Deixar que a linguagem humana mais profunda aflore e expresse a vida e a fé.
Com a liberdade, a pessoa pode assumir atitudes novas:
· Deixar-se iluminar e transformar pela força da bíblica;
· Viver atitudes libertadoras e transformadoras;
· Fazer da própria vida um testemunho da Palavra de Deus.
Com a comunidade, podemos construir o projeto de Deus.
· Iluminar as diversas situações da vida;
· Compartilhar as lutas e os sonhos do povo;
· Comprometer-nos com a transformação da realidade”. (Fonte: SAB – Visão global 1º).
Acredito que esses pontos nos ajudam a perceber que não podemos ficar parados no mesmo estágio após a experiência com o Deus amor que está sempre conosco.
Agora, caríssimo irmão e irmã, animados pela Palavra de Deus, vamos sair da zona de conforto e partir em direção as famílias de nosso bairro que esperam nossa visita. Vamos partir em direção as comunidades ribeirinhas que esperam por nossa presença gratuita. Vamos partir em direção... Deus quis contar conosco, vamos nessa?
Frt. André Queiroz, sdn
Nenhum comentário:
Postar um comentário