sábado, 3 de dezembro de 2011

ESPOSA, SOL DA FAMÍLIA (Papa Pio XII)

Na família refulge, como um sol peculiar, a esposa. Ouvi o que dela diz e pensa a Sagrada Escritura: “A graça da mulher dedicada é a alegria de seu marido. Graça e mais graça, amulher santa e modesta. Como o sol, levantando-se sobre as montanhas do Senhor, assim o encanto da mulher afável para a beleza de sua casa”.
Realmente a esposa e mãe é o sol da família. Sol por sua nobreza de caráter e dedicação, constante alegria e atenta e zelosa suavidade em relação a tudo quanto possa tornar feliz a vida do marido e filhos. Irradia luz e ardor do espírito. Se, como dizem, a vida de um casal decorre em harmonia, quando cada cônjuge, desde o começo, procura não a sua felicidade, mas a do outro, esta notavel disposição de espírito, embora comum a ambos, é uma viturde mais condizente com a mulher. Por natureza, é ela dotada de sentimentos maternos e de uma sabedoria do coração que a faz responder com alegria, frente aos aborrecimentos; ofendida, demonstrar dignidade delicada, à semelhança do sol que na aurora alegra a manhã nebulosa e penetra de raios dourados as nuvens carregadas do ocidente.
A esposa é sol da família, por seu olhar claro e palavra ardente. Seus olhos e voz com suavidade penetram nos espíritos, abrandam-nos, tocam-nos e os elevam para longe do tumulto das paixões e chamam o marido à satisfação pelo bem cumprido e o agradável diálogo familiar, depois de um dia de trabalho ininterrupto e muitas vezes penoso, na cidade e no campo, nas labutas do comércio e da indústria.
A esposa é sol da família pela natural e serena sinceridade, séria simplicidade, nobre dignidade cristã; ainda pela retidão de espírito, sem dissipação, fina compostura de gestos e vestes, de suas atitudes modestas e amáveis ao mesmo tempo. Sentimentos justos, aspecto agradável, silêncio e riso sem malícia, movimentos benignos da cabeça, tudo lhe confere a beleza da flor requintada, simples, no entanto, que abre sua corola para receber e espargir as cores do sol.
Oxalá chegueis a perceber que profundos sentimentos de amor e gratidão a imagem de uma tal esposa e mãe desperta e cala fundo no coração do pai e dos filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário