segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

PENTATEUCO: PRIMEIRA ETAPA DOS ESTUDOS BÍBLICOS

Com muita alegria e com o coração aquecido pela Palavra nos reunimos na comunidade Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Jesus me deu, para o nosso Encontrão Bíblico. Nosso ponto de partida foi o dia 01/09/11 com mais de trinta grupos reunidos e meditando a Palavra em todas as comunidades da Área Missionária Tarumã. O objetivo principal nesta etapa era tomar conhecimento dos cinco primeiros livros da Bíblia – Pentateuco e assim introduzir nos cristãos valores essenciais na compreensão da historia da salvação.

Estes cinco primeiros livros formam, na Bíblia, um conjunto chamado Pentateuco. Essa palavra significa “cinco rolos” ou cinco livros. É o conjunto dos livros mais importante para o povo hebreu, pois dirigem a vida religiosa, política e social de todo povo. Estes livros são atribuídos a Moisés, embora não tenha sido Moisés quem os escreveu. Moisés está sim na base de todo ensinamento que ai se encontra. Na verdade é a autoridade de Moisés que dá ao Pentateuco a importância toda que teve e tem.
Dos livros que compõem o Pentateuco: Gênesis é o livro que vem tratar das origens, do universo, do homem e da mulher, do bem e do mal, do povo de Deus. Não é um livro científico, histórico como se possa pensar; mas é um escrito religioso e teológico. O Êxodo, palavra que quer dizer saída, pois narra a saída do povo hebreu do Egito rumo a Terra Prometida. Vemos neste livro uma parte mais legislativa, litúrgica e social.
O Levítico, nome referente a Levi, vem tratar da liturgia do Templo, dos sacrifícios, dos ritos e da vida religiosa do povo. É um livro essencialmente ritualista e litúrgico, mostrando, no entanto, que as leis litúrgicas existem para que o povo não se esqueça de cultuar Javé, o Deus único e verdadeiro libertador, que o tirou da escravidão do Egito.

Números: Vários capítulos tratam do recenseamento, número das pessoas para as guerras, clãs, etc. o livro é também uma revisão da caminhada pelo deserto e retoma a história deixada pelo livro do Êxodo, retornando a partir do monte Sinai e vai narrando a caminhada do povo até a chegada da Terra Prometida. Traz ainda este livro temas religiosos e teológicos como a festa da Páscoa, as crises do povo, a escolha de Aarão e o combate a idolatria.
Por fim vimos o livro do Deuteronômio, que literalmente quer dizer “Segunda Lei”, mas não é uma segunda lei, pois Deus não deu esta segunda lei. Vemos que a palavra é cópia da lei, foi traduzida por “Segunda Lei”, com a intenção de dizer que era uma atualização daquilo que já havia sido apresentado. Importante no livro é a repetição dos 10 mandamentos e o belo capítulo 6 (“Ouça Israel” – Shemá Israel) onde é ensinado que a vida é o grande dom de Deus e deve ser um constante ato de amor a Ele e ao próximo.

O bom de tudo isso é que já é possível sentir efeitos desta leitura no meio do povo, pois pela intimidade com a Palavra, vai participando com mais intensidade da comunidade deixando se identificar com aquilo que Deus vai lhe falando, assume uma outra identidade, agora marcada pela Palavra de Deus.

                                                                                                                                      Pe Heraldo, SDN

Nenhum comentário:

Postar um comentário